FAQ

 

O QUE É EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA?

Trata-se de um curso realizado com ferramentas digitais como plataforma online, videoaulas, livros formato e-book, fóruns dentre outros. Contudo, o conteúdo abordado, a carga horária, a equipe de professores é compatível ao curso presencial. O diferencial está no fato do aluno poder assistir as videoaulas a hora que estiver disponível como no ônibus, no horário do almoço, ainda todo o conteúdo está sempre disponível.

Segundo o MEC, “ (…) a Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Esta definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB)”.

Segundo a ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância), fazem parte do ensino a distância (EAD) os cursos nos quais mais de 70% do conteúdo é desenvolvido por meio de atividades que não exigem que aluno e professor estejam no mesmo espaço, na mesma hora. O material pode chegar ao estudante por diversos meios, como rádio, satélite, correio ou internet – recurso mais comum atualmente.

QUEM PODE FAZER OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO?

Estudantes que concluíram o curso de graduação em instituição reconhecida pelo MEC.

De acordo com resolução CNE nº 1, de 6 de abril de 2018 do Ministério da Educação, assim, como ocorre na modalidade presencial dos cursos de PósGraduação (Lato Sensu), o aluno que pretende cursar a Pós-Graduação (Lato Sensu) na modalidade EAD, devem ser diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. Por se tratar de uma modalidade a distância, o aluno, também, precisa ter acesso à uma tecnologia mínima exigida pela CTCON, para que ele possa participar efetivamente do curso.

QUAIS AS VANTAGENS DO CURSO ONLINE?

Estudar a distância não é um modismo e nem uma experiência inovadora. De formas distintas, através dos tempos, pessoas têm estudado a distância por motivos diversos. Porém, o estudo a distância nos dias de hoje, reúne uma série de vantagens que podem ser facilmente percebidas:

  • Liberdade de escolha: cada aluno pode estudar de acordo com suas necessidades. A dimensão do espaço e do tempo passa a ser uma questão pessoal.
  • Mobilidade: não só no sentido literal da palavra, onde o aluno pode “levar” o curso para onde quiser, mas também no sentido da visitação de novos espaços através da Internet ou até mesmo a construção de outros.
  • Acessibilidade: pessoas distantes fisicamente podem estudar determinado assunto, onde antes, havia a necessidade de deslocamentos. Sem os deslocamentos, é feita uma considerável economia em transportes.
  • Individualidade na aprendizagem: o aluno tem mais oportunidades para a atenção individualizada, quando na interação com o tutor-professor.
  • Tempo da aprendizagem: possibilidade de retomar conteúdos já estudados no momento em que houver a necessidade. Isso significa que todo o conteúdo fica disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana.
  • Interação: possibilidade de se conectar com pessoas de países ou culturas diferentes.
  • Materiais: utilização de materiais de estudos em diferentes mídias.
  • Contato com a tecnologia: cursos a distância online necessariamente precisam do suporte tecnológico. Sendo assim, os alunos estão sempre em contato com as novidades e com as diferentes possibilidades tecnológicas.

PARA ESTUDAR À DISTÂNCIA PRECISA SER UM GÊNIO NA INFORMÁTICA?

Não. O aluno de cursos a distância da CTCON, recebe toda a orientação necessária (tutoriais, vídeos de apoio e canais de comunicação) para acessar os cursos e realizar as diversas atividades propostas. Ainda temos uma equipe capacitada para auxiliá-lo sempre que necessitar.

QUAIS OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA ESTUDAR A DISTÂNCIA?

O estudante pode estudar com computador, notebook, tablet e pelo seu smartphone (celular) basta ter acesso à internet.

OS DIPLOMA DOS CURSOS À DISTÂNCIA TÊM O MESMO VALOR DOS CURSOS PRESENCIAS?

Sim, já que o diploma de um curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância tem o mesmo valor de um curso presencial.

O DIPLOMA DO CURSO À DISTÂNCIA É VÁLIDO PARA CONCURSO PÚBLICO?

Sim, já que o diploma de um curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância tem o mesmo valor de um curso presencial para concorrer a vagas em concursos públicos.

UM CURSO À DISTÂNCIA É MAIS FÁCIL QUE UM CURSO PRESENCIAL?

Não. Um curso a distância tem o mesmo nível em termos de conteúdo e avaliações. A diferença está na forma como o aluno faz a condução de seus estudos.

A DURAÇÃO DOS CURSOS À DISTÂNCIA É A MESMA DOS CURSOS PRESENCIAIS?

Não. O curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância é realizado em menos tempo. No entanto, a carga horária é a mesma dos cursos presenciais. A única diferença é que o aluno que opta por fazer o curso à distância fará mais disciplinas em um mesmo módulo.

COMO É FEITO O CÁLCULO DA MÉDIA

O aluno deverá obter maior ou igual a 6,0 (seis) em todas as disciplinas cursadas e no TCC nota maior ou igual a 7,0 (sete).

EM CASO DE REPROVAÇÃO EM UM ALGUM COMPONENTE CURRICULAR?

O aluno terá nova chance (recuperação) para realizar as atividades da disciplina que reprovou no final do curso. Já no TCC deverá refazer atendendo as orientações sugeridas pela equipe docente.

É POSSÍVEL REALIZAR TRACAMENTO DO CURSO?

Não existe trancamento total ou parcial nos cursos de pós-graduação na modalidade EaD.

É POSSÍVEL CANCELAR A MATRÍCULA NO CURSO?

Sim. O aluno pode solicitar o cancelamento do curso por meio da Central de Atendimento a qualquer momento, contudo será necessário que atenda todas as exigências definidas em contrato.